Home Notícias Na Mídia Jornal do Commercio
Na Mídia
Informatec
Últimas Notícias
Giro Hi-Tech
 

Na Mídia

09.03.2005

Jornal do Commercio

Educação

Tecnólogos agora de nível superior

Unibratec forma 1ª turma com curso técnico de nível superior em Desenvolvimento de Software

O mercado de Tecnologia da Informação de Pernambuco ganha um novo fôlego com a formação da primeira turma de tecnológos da Região Nordeste. O curso superior de Desenvolvimento de Software do Unibratec chega ao fim com 92% dos alunos empregados e supre uma lacuna que faltava na graduação: a educação voltada para o mercado de trabalho.

A formatura dos tecnólogos surge para desmistificar os cursos técnicos de nível superior. Isso porque os profissionais recebem poucas informações teóricas, mas saem na frente quando se trata de conhecimento prático e domínio das inovações tecnológicas. Em menos de três anos, o aluno deixa a faculdade preparado para enfrentar a profissão.

"Quando vi a proposta do Unibratec soube que era isso que eu queria", afirma a estudante Sarah Pimentel, que desistiu das vagas conquistadas na Universidade de Pernambuco e na Universidade Católica para estudar no Unibratec. O medo vinha também da pressão dos pais por ser algo novo. Hoje ela trabalha como engenheira de software no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e diz que os conhecimentos que usa no trabalho vêm da faculdade. "Eu não programava nada e posso dizer que toda a minha prática se deve ao que aprendi em sala de aula", relata.

Os cursos tecnológicos de nível superior equivalem à graduação tradicional. Portanto, não há qualquer restrição para que os concluintes façam mestrado ou outra especialização. Também é possível se inscrever em concursos públicos que exijam nível superior.

"Nosso negócio é empregabilidade. Ensinamos para empregar e empreender", ressalta o reitor da Unibratec, David Stephen. Ainda segundo ele, o índice de aproveitamento pelo mercado é considerável, uma vez que 97% dos alunos do Unibratec estão empregados. Destes, 60% conseguem uma colocação antes de terminarem o primeiro ano do curso.

O curso que forma tecnólogos também é bastante procurado por profissionais que já estão na área. É o caso do analista de hardware Daílson Fernandes. "Eu precisava de uma titulação e tinha desistido de fazer bacharelado. O melhor de tudo é que no Unibratec eu poderia terminar mais cedo." A aceleração nos estudos só é válida para cursos de educação tecnológica. O aluno faz uma prova que avaliará seu conhecimento e pode ser dispensado da disciplina equivalente. A avaliação por competência é uma prerrogativa legal, definida pelo Decreto 2.208/97.

No curso os alunos aprendem a idealizar e construir um projeto em grupo. O curso não se restringe a disciplinas técnicas e inclui aulas de empreendedorismo, relações pessoais, administração, relação com cliente, programação e inteligência artificial. A próxima seleção será em julho e a mensalidade custa R$ 540.

Serviço
Unibratec - 81 3339-0998

 

 
   
 
Recife-PE (81) 3339.0998 | Maceió-AL (82) 4009.5126 | João Pessoa-PB (83) 3245.7571